Telefone

(+224) 923 284 142

Telhas de Betão – Vantagens e Desvantagens

VANTAGENS

  1. Ajudam a regular a temperatura interna da construção

Podemos encontrar as telhas de betão em diversos formatos e cores que vão desde o grafite e o marrom até o branco e o marfim. As diferentes tonalidades não só garantem beleza às construções, mas também contribuem para a regulação da temperatura interna das habitações. Isso porque cores claras refletem a luz do sol e transmitem menos calor para o interior, sendo ideais para regiões mais quentes como é o caso de Angola.

O oposto acontece com telhas com cores escuras. A luz do sol é mais facilmente absorvida, deixando a temperatura mais agradável em casas localizadas em lugares frios.

O resultado de uma escolha certada permite a redução do gasto com energia, já que o uso de aparelhos, como o ar condicionado é realizado de forma eficiente e sustentável.

2. Resistentes e duráveis

As telhas de betão são produzidas a partir do cimento e isso traz uma consequência importante: elas ganham no aspeto da resistência em relação às telhas de cerâmica.

Enquanto as primeiras podem apresentar resistência mínima de ruptura de 240 quilogramas-força (kgf), as outras contam com apenas 130 kgf. O tempo de vida útil das telhas de betão é de 50 anos

A possibilidade das telhas partirem durante a carga, descarga e armazenamento em obra é baixa, evitando como tal prejuízos de material. Além disso, devido à qualidade e força das telhas, é bem difícil que elas se partam, o que torna a manutenção periódica do telhado mais barata.

3. Menor permeabilidade

Devido a seu processo de fabricação, as telhas de betão têm uma caraterística essencial: elas absorvem pouca água da chuva e evitam infiltrações. Assim, não precisam suportar o peso da água que se acumula em excesso no telhado, principalmente durante temporais fortes. O resultado é que a estrutura da construção não fica sobrecarregada, garantindo a segurança dos moradores.

Há inclusive nervuras na parte inferior das telhas que impedem a penetração da água arrastada pelo vento. Já na parte de cima, a ausência de água impede a proliferação de fungos que oferecem riscos à saúde e ainda desvalorizam seu imóvel, já que podem manchá-lo e afetar sua estética.

4. Encaixes perfeitos

Telhas de betão são a opção mais adequada para deixar o seu telhado sempre com o melhor alinhamento. Ao contrário do que acontece com as telhas de cerâmica durante seu processo de produção, as telhas de betão não vão ao forno nem se deformam. São, na verdade, produzidas em moldes e permanecem perfeitas visualmente e estruturalmente. É justamente essa padronização que permite o encaixe fácil. E considerando o incremento em precisão, a própria montagem do telhado fica mais rápida.

DESVANTAGENS

  1. Inclinação

As coberturas precisam ter no mínimo 30% de inclinação para que possam receber a telha de betão. Essa exigência limita o número de imóveis adequados.

2. Peso

As telhas de betão são muito resistentes, no entanto também são mais pesadas.

Se você está a construir uma casa nova, essa característica pode não representar, necessariamente, um problema, uma vez que o telhado poderá ser projetado para suportar o peso do material.