A evolução e o crescimento do sector da construção trouxe a necessidade de encontrarmos processos construtivos que agilizassem o processo de construção em obra, mas que também permitisse reduzir o tempo de execução da mesma e a forma encontrada para tal foi pré-fabricar alguns dos elementos que posteriormente fossem ser utilizados em obra, tais como pilares, vigas, lajes, pavimentos, saneamento etc.
Com esta opção as obras começaram a reduzir o seu tempo de execução, mas começaram também a beneficiar de outras vantagens que os pré-fabricados lhes traziam, tais como a agilidade, versatilidade arquitectonica, controlo de qualidade, permitindo a engenheiros e arquitetos projetaram obras cada vez maiores, com diversos formatos, desafiando não raras as vezes as próprias leis da física.
Hoje, a pré-fabricação consegue produzir industrialmente quase todos os elementos que uma obra exige, reduzindo custos e levando-nos para uma nova era que é a industrialização da construção.
Abaixo apresento as principais vantagens da utilização de elementos pré-fabricados de betão em obra.
Facilidade de Utilização
Existe uma grande facilidade de utilização e combinação com outros sistemas construtivos.
Esta facilidade aliada ao planeamento em fase pré-projeto, onde se trabalhe já sob a ótica da industrialização da construção, vai permitir que os elementos pré-fabricados de betão sejam utilizados de forma harmoniosa em obra, possibilitando desta forma beneficiar de todas as suas outras vantagens.
Aumento da Rapidez de Execução da Obra
Trabalhando a Direção de Obra desde o planeamento inicial diretamente com a indústria da pré-fabricação, permitir-lhe-á aumentar a rapidez de execução da obra, pois os elementos pré-fabricados chegarão à obra no exato momento em que a mesma estiver a necessitar deles.
Por outro lado, dado que estes elementos pré-fabricados são produzidos de forma industrializada, o seu tempo de produção é bastante inferior ao da produção em obra, fazendo desta forma com que a obra receba os elementos com maior rapidez e como tal seja realizada num menor período temporal.
Diversidade Arquitetónica
A pré-fabricação veio trazer aos Arquitectos a possibilidade de desenvolverem obras com elementos arquitectonicos diferenciados a custos e qualidade controlada, dada a possibilidade de repetição que a pré-fabricação permite.
Por outro lado, as diversas possibilidades de geometrias e acabamentos que a pré-fabricação permite, tem-nos permitido desenvolver e criar autenticas obras de arte.
Flexibilidade de layout
A evolução que tem acontecido dentro da pré-fabricação levou-nos para a utilização cada vez maior de tecnologia, que nos tem permitido através da utilização do pré-esforço e pós-esforço por exemplo, aumentar cada vez mais os vãos dos elementos pré-fabricados, que por sua vez ter permitido projetar estruturas com vãos livres maiores, sem interferência de pilares, proporcionando não só uma maior funcionalidade do obra, como em vários casos uma redução do peso da estrutura.
Qualidade
A produção num ambiente controlado, assim como um controlo laboratorial permanente, permitem a otimização das amassaduras de betão utilizadas.
Por outro lado o controlo de produto acabado realizado em fábrica, permitem assegurar níveis de qualidade standardizados de acordo com as normas desenvolvidas para o controlo dos diferentes elementos pré-fabricados de betão.
Eliminação de desperdícios e menor impacto ambiental
A sustentabilidade da pré-fabricação é outra vantagem pois permite uma utilização mais responsável dos recursos utilizados na produção, resultando daqui a eliminação de desperdícios de recursos naturais, reduzindo como tal o impacto ambiental.
A introdução mais recente de sistemas de reciclagem nas fábricas, permite ainda a reutilização de desperdícios de fábrica, assim como de peças não conformes.
Ora desta forma, a indústria dos pré-fabricados consegue fazer bem mais com menos e com resíduos zero.
Mas, importa referir que a sustentabilidade da pré-fabricação também se estende ao estaleiro de obra, através da redução de perdas de materiais e a geração de resíduos, resultando num estaleiro de obra mais limpo, organizado e com menor impacto ambiental. Além disso, o uso de pré-fabricados reduz/dispensa a necessidade de produção de betão em obra, gerando menos desperdícios e a dispersão de substâncias químicas no ambiente da construção, tornando o espaço muito mais seguro.
Mão-de-obra
Esta é uma outra vertente em que a pré-fabricação traz vantagens para o sector de atividade da construção, pois permite a redução de necessidades de mão de obra em obra, reduzindo os custos com a mesma e a variabilidade da obra face à produtividade desta mão de obra.