Telefone

(+224) 923 284 142

Avaliação do sistema de qualidade no setor de prefabricação

No setor de prefabricação o fator qualidade possui um papel fundamental, visto que todo o consumidor deseja receber um produto de excelência. A garantia desta satisfação passa por um processo interno contínuo de análise e gestão da conformidade dos produtos sendo esta a unidade central da existência de uma fábrica. Entretanto, para atender a esta demanda, a implementação de um sistema de qualidade e a avaliação do mesmo são cruciais.

O presente artigo aborda de forma sintética, conceitos e alguns métodos que facilitam a avaliação do sistema de qualidade no setor de prefabricação. 

Um sistema de qualidade representa um conjunto de práticas estratégicas que visam padronizar, controlar e otimizar processos e a avaliação do mesmo é resultante de um processo de coleta e análise de dados tendo como principal objetivo de assegurar a conformidade dos produtos, a conquista e manutenção do consumidor final e de elevar o nível de negociações.

Quanto mais sistemático for a implementação do processo de avaliação da qualidade, maior será a agilidade em identificar e resolvermos os problemas, diminuindo assim os impactos negativos como o desperdício de materiais e o tempo na produção, isto porque quando o produto já chega em sua forma final, pouco ou nada se pode fazer se não o seu descarte. A queda da qualidade de produtos é de forma geral uma situação decorrente em um determinado processo de produção que todas as indústrias ou fábricas lidam, e quando ocorre é preciso que saibamos a fonte do problema que em geral está ligada a causas como: variações na matéria-prima, uso incorreto dos métodos e procedimentos de produção, erro humano, falha em máquinas e nos métodos de inspeção. Portanto, não é de todo seguro se apegar na ideia de que uma só causa possa ser o ponto chave para o possível problema, é preciso se ter em conta que este processo precisa antes de qualquer conclusão passar por um conjunto de análises técnicas minuciosas.

Embora não seja uma tarefa fácil, a realização da avaliação contínua da qualidade previne estes fenómenos.

Destaco dentre os vários métodos, dois que possam tornar ágil e garantir o processo de avaliação de um sistema de qualidade:

  1. Definição de parâmetros de qualidade, como: a conformidade, a durabilidade, o desempenho, os atributos técnicos e estéticos e a confiabilidade dos produtos, baseando-se nos princípios normativos pré-estabelecidos que caracterizam cada tipo de prefabricado. 
  2. Organização e monitorização de indicadores de qualidade, quando associado aos parâmetros de qualidade, garantem o acompanhamento dos resultados obtidos ao longo deste processo. Este, indicará por exemplo a eficiência e produtividade, o cumprimento de prazo, a eficácia e o nível de satisfação dos clientes ao serem cumpridos os requisitos pré-estabelecidos.  

Em conclusão, o processo de avaliação do sistema de qualidade agrega consigo vários benefícios que quando bem aplicados maximizam os recursos, rentabilizam o tempo de produção, a satisfação do fornecedor e do comprador aumentando assim os níveis de negociação pela confiança que se firmará no mercado.

 Edneia Diogo, Me. em Engenharia civil, responsável pelo laboratório PROBETÃO