Telefone

(+224) 923 284 142

A Sustentabilidade da Construção passa pela Pré-Fabricação

Numa época em que a sustentabilidade do nosso planeta é tema de preocupação a nível mundial, todos nós temos que olhar para os sectores de atividade onde estamos envolvidos e analisar as diferentes possibilidades que podemos ter para fazer um uso mais sustentável dos recursos naturais do nosso planeta.

O sector da construção, tem vindo ao longo dos anos a adotar cada vez mais soluções pré-fabricadas neste caminho de se tornar também ele mais sustentável.

Contudo, existe ainda um longo caminho a percorrer e acreditamos que uma das chaves do sucesso para tornar o sector da construção mais sustentável, passa pela introdução cada vez maior de elementos pré-fabricados nas obras, evoluindo-se para um sistema de Pré-Construção ou da Industrialização da Construção.

Mas, para que tal aconteça, é necessário um envolvimento cada vez maior entre os diferentes agentes que intervêm no processo da execução de uma obra, a começar no momento em que é tomada a decisão de se avançar com a execução de uma obra.

Hoje, existem já softwares que nos permitem planear adequadamente a execução da obra e eliminar desperdícios na mesma, como é o exemplo do BIM que tem vindo a ter um papel importante no caminho da sustentabilidade da construção, contudo o sucesso do mesmo e o momento chave atrás mencionado, acontece quando juntarmos todos os agentes envolvidos na conceção do projeto, com destaque para as industrias que fornecem materiais de construção para as obras, ou quadros técnicos que dominem a pré-fabricação, pois, permitirá estudar e desenvolver desde a raiz do projeto, soluções que podem posteriormente ser produzidas em fábrica, contribuindo desta forma para a execução da obra de uma forma mais sustentável.

E de que forma esta decisão tornará a construção mais sustentável?

Para responder a esta questão importa realçar as vantagens da pré-fabricação e a sua sustentabilidade.

Ora, a pré-fabricação apresenta como principais vantagens a economia de tempo, flexibilidade e agilidade através da oferta de elementos de diversos tamanhos, acabamentos e texturas, pelo que a pré-fabricação consegue dar resposta às necessidades específicas de projetos personalizados.

No entanto, a sustentabilidade da solução é outra vantagem, pois a produção dos elementos pré-fabricados é realizada num ambiente de produção controlado que permite a utilização responsável dos recursos, através da utilização de dosagens de betão optimizadas pelo controlo laboratorial existente em fábrica, resultando daqui, a eliminação de desperdícios de recursos naturais, reduzindo como tal o impacto ambiental, assim como reduzindo o custo final do produto.

A introdução mais recente de sistemas de reciclagem nas fábricas, permite ainda a reutilização de desperdícios de fábrica, assim como de peças de demolição.

Ora desta forma, a indústria dos pré-fabricados consegue fazer bem mais com menos e com resíduos zero.

Mas, importa referir que a sustentabilidade da pré-fabricação também se estende ao estaleiro de obra, através da redução de perdas de materiais e a geração de resíduos, resultando num estaleiro de obra mais limpo, organizado e com menor impacto ambiental. Além disso, o uso de pré-fabricados reduz/dispensa a necessidade de produção de betão em obra, gerando menos desperdícios e a dispersão de substâncias químicas no ambiente da construção, tornando o espaço muito mais seguro.